sexta-feira, 13 de março de 2015

Lisboa além do horizonte

      A melhor maneira de conhecer Lisboa é usar um bom calçado, como se diz por aqui, e percorrer suas ruas charmosas, estreitas, coloridas e repletas de históras!  Um tênis confortável faz toda a diferença para subir e descer  as ladeiras dos bairros antigos, pois tal qual Roma, Lisboa foi fundada sobre sete colinas.        
     Andar sobre as belas e lustrosas pedras portuguesas é para os fortes, sabem muito bem disto os cariocas, principalmente as cariocas.. Quem nunca teve o salto do sapato novo e maravilhoso encalhado entre as pedras da calçada da orla de Copacacabana!
     Relaxe!!!
     Os viajantes com mobilidade reduzida ou com reduzida disposição para exercícios podem usar os típicos bondinhos ou os tuc-tuc, a mais nova "febre" em várias cidades européias. O custo do táxi também permite utilizá-los se for necessário.  O transporte público é eficiente, limpo e seguro. Os ônibus (autocarros) e metro (metrô) se interligam com facilidade e te levam aos pontos turísticos e monumentos da cidade.  E o melhor para nós brasileiros: informações em português. Ao lado dos pontos de ônibus (paragens de autocarros) você pode consultar os horários da linhas e programar melhor seu tempo para evitar esperas desnecessárias. O povo é educado, prestativo, simpático e não hesita em ajudar o turista .

                                                                                                                                                                          Nem só em ladeiras se caminha por Lisboa e a margem do Rio Tejo oferece ampla área para se fazer caminhadas , andar de bicicleta, skate e corridas para os que querem suar a camisa!
      O entardecer no Terreiro do Paço ou no Cais do Sodré, à beira do Tejo, nos brinda com um por de sol maravilhoso, colorindo o horizonte com os tons róseos e lilases tão característicos de Lisboa! Programa imperdível!!! Tenho que confessar que a primeira vez que olhei para o Tejo, não entendi e não acreditei que se tratava do famoso rio, pensei que fosse o mar, tanto pela largura quanto pela sua coloração azul!







Entardecer no Cais do Sodré


       
      Estes locais são também pontos de partida para curtir a noite  com ótimas opções de restaurantes, pastelarias (lanchonetes) e barzinhos, onde vc pode bebericar uma "imperial", equivalente ao nosso chopp e degustar petiscos deliciosos a um preço decente e honesto!
      A gastronomia portuguesa é um caso à parte e a ela dedicarei um post exclusivo. Em frente à estação do Cais do Sodré situa-se o Mercado da Ribeira com um espaço gastronômico incrível e com opções para todos os gostos. Chefs de cuisine da nova geração estão presentes também e emprestam ao local sofisticação e contemporaneidade. Recentemente estive por lá e recomendo a Cozinha da Felicidade!

Mercado da Ribeira

      Portanto, para o seu primeiro dia de passeio sugiro admirar os lindos prédios com azulejos nas fachadas, os monumentos majestosos e o burburinho do CAIS DO SODRÉ e DO TERREIRO DO PAÇO





Terreiro do Paço


      Dependendo de quantos dias você passará em Lisboa desfrute sem pressa cada esquina, os cafés, as docerias, as pequenas lojinhas de souvenirs. Se o seu tempo for curto pegue  o trenzinho e suba
para o BAIRRO ALTO de onde terá vistas panorâmicas belíssimas e suas fotos serão elogiadas.
       Se quiser uma pausa e descansar, ok! Lembre-se sempre: a viagem é sua, respeite seus limites!



   
                                 

Nenhum comentário:

Postar um comentário